@jardimsamaria


Visitantes Online

Nós temos 17 visitantes online


Quem somos

No final da década de 1940, começou a se formar na Zona Noroeste, a primeira favela da cidade de Santos, chamada Coréia – nome inspirado na guerra da Coréia – onde hoje se encontra o aprazível bairro da Areia Branca – os primeiros moradores que ocuparam grandes áreas como o sítio do Ilhéu – hoje morro do Ilhéu – e o sítio da família Baltazar, formaram o Jardim Bom Retiro, já no início dos anos 50.

O Jardim Santa Maria tomou impulso em 1956, com as quedas de barreiras nos morros de Santos, que destruíram casas trazendo muito medo e prejuízos para as pessoas que lá moravam e que se viram obrigadas a abandonar suas casas. A Sociedade de Melhoramentos do Bairro Jardim Santa Maria, nasceu da união dos moradores da gleba Santa Maria, que viam a necessidade de reivindicar ao poder público melhorias para um loteamento que surgia em área de mangue e tinha total carência de estrutura. Não tínhamos transporte coletivo – apenas os bondes 01 e 21 que ligavam Santos à divisa com São Vicente - serviço médico, escolas, iluminação pública, etc... Fundada oficialmente em 19 de fevereiro de 1959 pela grande maioria dos moradores, foi escolhido o Senhor José de Alcântara para ser o primeiro presidente.

Vários abnegados por aqui passaram nestes quase cinqüenta anos de muita luta, suor, tristezas e alegrias, mas vale a pena olhar para traz e ver que as melhorias foram grandiosas, sendo o Jardim Santa Maria um dos bairros mais valorizados da Zona Noroeste. Mas os problemas não acabaram, apenas mudaram de magnitude, apesar de alguns serem perenes, como por exemplo, as enchentes que tanto afligem nossos moradores. Continuamos sendo o elo de ligação entre os anseios dos moradores do bairro e os poderes públicos constituídos – Municipal, Estadual e Federal.

Aproveito este espaço e faço um apelo aos moradores, para que participem das atividades da sociedade e continuemos a maravilhosa obra deixada pelos nossos pioneiros, que com certeza, ficarão orgulhosos de verem que, o que eles começaram continua firme e forte. Um abraço a Evangivaldo Moura Ferreira, Antero Velista, José Mendes Pereira, fundadores que estão entre nós com a graça de Deus, e que ainda colaboram com a atual diretoria na medida de suas condições e possibilidades. Alcides Fonseca “Cidão” - Presidente.


Sociedade de Melhoramento - Jardim Santa Maria - quem somos

 


Redes Sociais

TwitterFacebook

Login